sábado, 3 de novembro de 2012

SAP


SAP é um software de Gestão Empresarial criado por uma empresa alemã que tem o mesmo nome SAP AG (SAP associação anônima). O significado da sigla é uma abreviação de Systeme, AnwendungenundProdukte in der Datenverarbeitung, no idioma alemão, que quer dizer, em português Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.
SAP ERP (até 2003 SAP/R3, até 2007 mySAP ERP) é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, uma empresa alemã, líder no seguimento de software corporativos[1], tendo cerca de 86 mil clientes, segundo a própria SAP, em todo mundo, dentre a grande maioria empresas de grande porte.O sistema procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica, como por exemplo, o módulo SD (Sales andDistribution) que contempla a área de Vendas e Distribuição, fazendo a integração das informações para determinado processo. Cada programa, é executado através de uma transação separadamente. Estes programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, na qual a SAP detem os direitos.Cada módulo é responsável por mais mil processos de negócios, baseado em práticas do dia a dia de cada empresa, o sistema é configurado para atender a necessidade de cada determinado processo, onde mais de 8 mil tabelas administram em tempo real as informações que trafegam pela empresa.

EVOLUÇÃO
O primeiro produto importante da SAP foi R/2, que até então era um conjunto de módulos voltado para mainframes, até que em 1995 foram apresentados as primeiras aplicações do R/3, que ao contrario do seu antecessor, era voltado para o ambiente Cliente-servidor, sendo assim, não uma versão nova do R/2, mas sim um sistema diferente.
ESTRUTURA
Um sistema SAP R/3 é composto por três camadas:
Frontend
Application
Database
Frontend é camada responsável por "exibir" as telas ao usuário.Application é onde são processadas as operações efetuadas, transferindo para o Frontend, os dados a serem exibidos. É nessa camada que os programas ABAP são executados.A camada de Application possui diversos serviços e processos (também chamados de WorkProcess) disponíveis.
O desenho típico de uma instância SAP é um servidor de Banco de Dados com um ou mais servidores de Application. Isso garante a integridade dos dados, e permite uma distribuição de carga nos servidores de aplicativo entre os usuários.
WORKPROCESS
Message: Serviço interno responsável pela comunicação entre as instâncias.
Dispatcher: Serviço interno responsável pelo "despacho" das requisições para cada processo ou serviço.
Gateway: Garante a comunicação externa com outros sistemas
Enqueue: Processo responsável pelo gerenciamento da tabela de objetos de bloqueio.
Dialog: Processo responsável pela execução dos processos visiveis pelo usuário.
Update: Processo responsável pela atualização dos dados no banco de dados.
Spool: Processo que gerencia a fila de impressão.
Database, é a camada onde os dados são armazenados, quando a camada Application necessita de algum dado, o mesmo é requisitado a camada de Database.
DICIONÁRIO DE DADOS
Dicionário de Dados no R/3 é uma abstração de um (SGBD) Sistema de Gerenciamento Banco de Dados, e permite um gerenciamento centralizado de todas as definições de dados. Nele você pode criar todos os tipos de dados, para uso em programas ABAP ou em interfaces de módulos de função.
TIPOS BÁSICOS
Domínios
O Domínio descreve a característica dos valores de determinado tipo, definindo seu tipo de dados e seu tamanho. Define também, a faixa de valores que o tipo pode assumir. O Domínio, é parte técnica de um tipo.
Elemento de Dados
O Elemento de Dados descreve o significado de um domínio, ou seja, a parte semântica de um tipo, como título, documentação e ajudas de pesquisa.
Estruturas
Estruturas são tipos de dados que possuem campos, mas que não possuem uma definição criada no banco de dados, ou seja, não é usada para armazenar dados. É mais usada, para evitar definições redundantes de tipos de dados.
Tabelas Transparentes
Uma Tabela Transparente é um tipo de objeto composto por um conjunto de campos. Cada campo possui uma definição semântica (Elemento de Dados), e uma definição técnica (Domínio).Ao ser criada no Dicionário, automaticamente é criada no banco de dados, um tabela espelho, com a mesma estrutura, mesmos nome, campos com o nome igual também, porém o tipo de dados de cada campo é traduzido para os tipos de dados permitidos pelo SGDB.
Visões
Visões são objetos que permitem que campos de uma ou mais tabelas seja agrupados para acesso mais ágil.
Ajuda de Pesquisa
Ajudas de Pesquisa, é utilizada para fornecer ao usuário, quando solicitado (F4), uma lista de valores possíveis para determinado campo.
PRINCIPAIS MÓDULOS
SAP MM - Material Management
SAP SD - Sales andDistribution
SAP FI - Financial
SAP PP - ProdutionPlaning
SAP HR - HumanResourses
SAP PS - Project System
SAP CO - Controlling
SAP WF - WorkFlow
SAP QM - Quality Management
SAP WM - Warehouse Management
SAP AM - FixedAssed Management
SAP PM - PlantMaintenance
SAP IS - IndustrySolutions
SAP BW - BusinesseWarehouse
SAP SM - Slaughterhouse Management
IMPLEMENTAÇÃO
Historicamente os projetos de implementação de sistemas de gestão ERP são complexos e demorados. Com o objetivo de reduzir a duração de tais projetos a SAP possui a metodologia ASAP Focus que se apoia em cenários de negócios pré-definidos e implantados em grande quantidade de empresas no Brasil. Tais cenários denominado SAP Best PracticesBaseline (Brasil) atendem aos processos de negócios adotados por empresas de diferentes indústrias. Existem soluções prontas e empacotadas, em Português, para empresas químicas, produtos de consumo, manufatura discreta, varejo e serviços[2]. etc. As áreas funcionais contempladas no Best PracticesPackageBaseline (Brasil)[3] são:
Time-to-Market
Forecast-to-Stock
Orderto Cash
Procure-to-Pay
Serviços
Contabilidade
Análises
Integração de Processo
SAP NETWEAVER BUSINESS INTELLIGENCE
SAP Netweaver Business Intelligence (SAP BI) é o nome de uma ferramenta usada para Business Intelligence, análise de dados, relatórios e Armazém de Dados desenvolvida pela SAP AG. Foi chamada originalmente de SAP BIW (Business InformationWarehouse) ou SAP BW, e também é conhecida por "SAP NetWeaver BI".O SAP BI permite realizar análises de informação do SAP R/3 bem como de outras aplicações de negócio. Através de extractores de informação pré-configurados é imediata a integração com as diversas soluções mySAP, tais como o mySAPSupply Chain Management, mySAPStrategic Enterprise Management ou mySAPCustomerRelationship Management.O mySAP BW é uma solução de armazém de dados (do inglês data warehouse) corporativo end-to-end, englobando na mesma aplicação as funcionalidades de ETL (Extraction, TransformationandLoading), armazém de dados e exploração de informação. De forma a facilitar a implementação rápida de uma solução global, o mySAP BW vem equipado com modelos de informação pré-configurados e relatórios, bem como procedimentos de extração e carregamento de dados automatizados.
O Inicio
O software SAP nasceu em 1972 com a segunda versão do "R/1" ou "real-time data processing", um software de gestão contábil criado pela empresa, a versão "SAP R/2" ou "Real time System Version 2", foi o primeiro produto de sucesso criado pela empresa, pois era constituído por vários módulos e foi utilizado até 1995 por quase duas mil empresas no mundo.
A EVOLUÇÃO
Conforme o software ia melhorando a empresa lançava novas atualizações e versões dos módulos, a versão R/3 veio destinada a trabalhar no sistema cliente/servidor e por isso trouxe uma grande diferença da versão R/2 que era destinada a mainframe.A versão R/3 ou SAP R/3 oferece diversas funcionalidades que as grandes corporações necessitam, através dos seus módulos que contem diversas aplicações voltadas às áreas de negócio. Esses módulos atendem as necessidades nas áreas de produção, finanças, vendas e distribuição e recursos humanos.No Brasil, hoje, o SAP é um sistema bem difundido, utilizado por empresas representativas como a CEMIG, EMBRAER, BUNGE, USIMINAS, PETROBRAS, COPASA entre diversas outras grandes empresas.
SUAS CARACTERÍSTICAS
O SAP R/3 é constituído por processos de negócio baseados em práticas consagradas no mundo dos negócios. O sistema oferece o processamento de informações em verdadeiro tempo real ao longo da empresa onde estiver implementado. Em função da forma que o software é bem configurável ele se torna compatível com todos os seguimentos de negócios e a disponibilidade das informações que ele promove faz dele o software mais bem aceito em todo mundo, se tornando o top entre todos os softwares ERP.O sistema SAP R/3 é maleável de forma que aceita ser executado em várias plataformas de Hardware. Essa maleabilidade também permite que as telas e relatórios sejam configuradas conforme a necessidade da empresa.Vários usuários podem alterar informações simultaneamenteOs relatórios e outras transações são atualizados on-lineSuporta a utilização em vários idiomas.Permite transações em várias moedas.Possui funcionalidades especificas para cada pais, tais como as legislações vigentes sobre impostos e relatórios governamentais contábeis.
ARQUITETURA DO SISTEMA
A arquitetura do sistema SAP R/3 é baseada em "three-tierclient/servidor" (três níveis - cliente/servidor).Apresentação - front-end - permite a integração do usuário, aplicativo e banco de dados Aplicação Banco de dados
AMBIENTE TECNOLÓGICO
Hardware BULL, IBM (Intel), HP (Intel), Dell (Intel) e SUN (Intel)Sistema Operacional UNIX, Solaris e Windows NT ou superiorBanco de Dados ADABAS D - DN2 for AIX - INFORMIX - ORACLEADABAS D - MS SQL SERVER - ORACLEClientes Windows - todas as versões a partir o 3.11 Macintosh OS/2Linguagem ABAP/4, C, C++
SAP PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
SAP Business All-in-One trás soluções pré-configuradas que atende necessidades de várias áreas de atividades fator que possibilita uma rápida implementação com um menor custo.As características do SAP Business All-in-One possuem um suporte pleno para várias áreas através, pois conta com:Documentação de negócios para cada setor de atividades; Atende as legislações vigentes em todos os territórios e setores em que a empresa atua; Atende as características específicas do seu setor e fala a sua linguagem e terminologia; Um modelo de implementação que permite repetições;SAP Business One é voltado para administração de negócios, criado especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Ele possibilita às empresas gerenciar suas atividades críticas em todas as áreas, incluindo vendas, distribuição e finanças, tudo através de um sistema único e integrado.
APLICATIVOS SAP XAPP
O SAP R/3 Também conta com aplicativos que juntamente com o banco de dados utilizado pelo sistema permite que a empresas executem tarefas que otimizam o desempenho dos negócios.SAP xAppCostandQuotation Management (SAP xCQM) -- Ajuda as empresas de produção a estimar melhor os seus custos internos e externos e a realizar orçamentos mais precisos.SAP xAppEmissions Management (SAP xEM) -- Permite às empresas consumidoras de energia e produtoras de dióxido de carbono obedecer aos regulamentos ambientaisSAP xAppIntegratedExplorationandProduction (SAP xIEP) -- Cria um ambiente operacional para optimizar o ciclo de vida da exploração e da produção, abrangendo toda a extensão da empresa.SAP xAppProductDefinitio (SAP xPD) -- Melhora o processo de desenho e desenvolvimento de novos produtos.SAP xAppResourceandProgram Management (SAP xRPM) -- Melhora dramaticamente a sua capacidade para gerir e executar projetos complexos de TI e de Investigação e Desenvolvimento.SAP Global Trade Services (SAP GTS) -- Automatiza e dinamiza os complexos processos comerciais transversais e ajuda-o a gerir os riscos do comércio internacional.
ESTRUTURAS DE MANDANTES
Mandante é uma unidade autônoma dentro do sistema SAP que separa os registros mestres e seu próprio conjunto de tabelas e dados. Explicando, são núcleos de sistemas SAP R/3 independentes, como se fossem servidores distintos, os quais são utilizados para várias tarefas distintas, como implantação, testes, aprendizado, etc.Mandante desenvolvimento: Mandante para configurações e desenvolvimento de novas funcionalidades.Mandante Qualidade: Mandante para testes das funcionalidades e teste das configurações.Mandante Produção: Mandante para atividades de produção após o GO_LIVEMandante SandBox: Mandante para teste e experiência de transações e configuraçõesMandante Teste: Mandante para teste das configurações usando dados reais.Mandante treinamento: Mandante para treinamento dos usuários líderes, chaves e finais.Mandante Teste de Carga: Mandante para teste de carga
OS MÓDULOS
Existem diversos módulos que constituem o SAP R/3, são eles:PP - Planeamento de Produção MM - Controle de Materiais SD - Vendas e Distribuições QM - Controle de Qualidade PM - Programa de Manutenção HR - Recursos Humanos FI - Contabilidade Financeira CO - ControladoriaEstes módulos podem ser ajustados para se adaptarem às características da empresa de forma que as alterações nos processos práticos da organização sejam minimizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário